22 fevereiro 2013

I - ARTISTAS MARCHAM PARA A DIREITA?

Vereza foi meu assistente político do PCB - Rio,  
na década de 60, ao lado de Paulo Pontes, Francisco Milani , Vianninha e João das Neves.
Eram parte da  base de cultura do PCB - RJ


Para meu desgosto tenho observado humoristas e atores declaradamente de direita, até com ideologia fascista, burguesa, imperialista  e apoiando  as forças mais retrógradas do País e do Mundo.

Acostumado à luta política  sempre pelo viés progressista,popular e socialista, causa-me estranheza tais posições.

Considero isto um desvio muito grande da nossa função humanista. Como o assunto é longo usarei de vários posts para falar sobre isto.

Este é o primeiro. Começa na Bahia na década de 1970:

A Escola de Teatro da Bahia fica numa avenida muito movimentada, Araújo Pinho, no bairro do Canela.

Em dado momento , por volta de 1978 os alunos resolveram denunciar a presença de um dedo-duro entre eles e colocaram uma faixa na escola, bem visível a todos os passante denunciando  o fato.

A unidade e  a firmeza dos artistas na luta contra a Ditadura era coisa de que todos nós da Categoria nos orgulhávamos.

Aquela faixa-denúncia, embora justa, daria a sensação de que nem todos éramos contra o regime militar. Quebrava a nossa unidade na luta.

Como dirigente cultural do Partidão fui até a Escola e pedi aos alunos  que retirassem a faixa. O que foi feito.

A cidade não precisava saber que entre nós havia um rola-bosta. Da nossa merda  cuidaríamos nós, entre nós mesmos.

A participação dos artistas continuou maciça até a conquista definitiva das liberdades democráticas na década de 80.

Aí começou uma mudança do quadro. Mas o assunto continua amanhã.

6 comentários:

  1. Meusdeusos!
    Tenho um palpite que, pô, muitos artistas não irão querer perder a boquinha na revista Caras,
    claro que nem o contrato com a Globo, e muito menos abdicar de fama e $.
    Se aqui, fui cortada do elenco de "A nova história de Cinyra", onde eu era a Cinyra,numa cidade de 300 mil habitantes, onde o prefeito é Edgar Bueno, do PDT, mas alinhado com o governo PSDB de Richa, e seu filho, André Bueno, deputado estadual, liberaram alguma verba especial para apresentação da peça em várias cidades, mas com a condição de que tanto eu, como outro ator, importante na peça, a meu ver, a alma da peça, por sinal, de tão bom que é, ah, e sem que tivessem tido a delicadeza de me chamar para me cortar, meus próprios companheiros de elenco me eliminaram na maior, sem mais aquela, fiquei muito triste mesmo, pois todos eram só elogios à interpretação de Cinyra... imagino nos grandes centros.

    É uma pena. E são os mesmos que gritam pela liberdade de expressão durante a passagem da blogueira de Cuba pelo Brasil.

    Não sei o que dizer, Bemvindo, fico mortificada, espero continuar lendo os próximos capítulos dessa matéria. Para ver até onde vão essas coisas. Para tentar entender como é que se faz a indiferença e o sentimento de fraternidade entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Benvindo, sou gaúcho, vivo aqui em Salvador e estive há uns 15 dias em Mangue Seco pra conhecer aquele lugar paradisíaco e me veio muitas lembranças daquela novela de Tieta...lembrei de vc e do quanto foste marcante em muitas atuações. Lembrei que foste do PCB e no período liquidacionista levado a afeito pela turma de Roberto Freire, senti que naquele momento se perdia não só uma história, mas vidas dedicadas a uma causa. Eu ingressei no PC do B nos anos 80, lia algumas críticas do Partido a esse processo, mas já tínhamos tantas barreiras a enfrentar que o tempo passou. Um dia assistindo ao Jô Soares vi uma entrevista com o Carlos Vereza, uma pessoa fantástica, um homem muito espiritualizado, mas que de maneira muito raivoza partiu pra cima do governo Lula numa sanha que nem a oposição tem coragem. Ali percebi que o fato dele ter se tornado espírita, coisa que admiro demais, não trouxe pra ele a capacidade de enxergar o que está em jogo nas forças que disputam o poder do país. Sou um espírita e comunista, calma, não se espantem os ortodoxos, há muito de materialismo dialético no reino de Deus, aliás tudo, rsrsr, mas isso é outra história. O que fica aqui, é a satisfação de ver que vc como artista e cidadão não capitulou e não se deixou levar pelo pensamento único do neoliberalismo. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Vc quer deixar todos morrendo de curiosidade neh... fiquei sabendo q uma atriz mto bonita da globo,pediu 80 mil p fazer um comercial... será q se fosse o gov psdb as indústrias,comércio,etc estariam faturando tanto p se dar ao luxo de ter um artista famoso como garoto(a) propaganda? E fiquei sabendo q o salário da globo, pros atores,não é grande coisa... eles estão dando um tiro no pé... acho q o teatro além de mais prazeiroso p quem faz tbm HOJE GRAÇAS AO PT é mais lucrativo... o psdb significa retrocesso, perda, miséria, desigualdade, desemprego, será q eles não percebem?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por sua história meu amigo, você muito nos orgulha, por ser o mesmo que no passado e não um cara que muda ou mudou de acordo com a direção do vento.

    ResponderExcluir
  5. Lembro de você numa performance baseada no O Ébrio, famosa obra do também ilustre Vicente Celestino (o qual eu gostava de imitar). Nessa sua apresentação, a emoção era evidente, e mesmo sendo teatral, soava real pela sua capacidade artística. Sou seu fã e me deixa perplexo (apesar de estamos numa democracia e cada um decide de que lado fica) como tem pelego, mas pelego raivoso, envenenado, rangendo os dentes e querendo machucar alguém! Depois de lutas e conquistas, que continuam surgindo, e sempre com mais e mais lutas, tem seres que não querem as melhorias para todos e mesmo hoje em dia, os que batem palmas para as políticas socialistas (do meu ponto de vista embaraçado), esses são tachados de "fdp petralhas comunistas" etc. Olho pros laos e vejo mudanças e sou a favor de tais mudanças; sou comunista? E se fosse? Sou criminoso? O Partido Comunista duplicou-se e é legal, portanto qual o problema com os comunistas?
    Cadê a liberdade de pensar diferente que "lutamos" tanto para existir no nosso país Brasil maravilhoso. Mas, ainda tenho esperanças. Abraços e muito otimismo.

    ResponderExcluir
  6. Muitos jovens artistas de esquerda dos anos 60 envelheceram e agora buscam uma aposentadoria às custas do erário, como parlamentar; aspone ou no catálogo chapa branca dos goverernos para efemérides oficiais @RivaldoMoraes - Salvador - BA

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.